Por que o Coronavírus mata mais que a violência, mas assusta menos?
No Acre o Coronavírus matou 3 vezes mais do que a violência, enquanto morreram 264 pessoas de forma violenta, o vírus matou 795 em 2020. Vale lembrar que, se levarmos em consideração que a violência mata desde 1º de janeiro e o Covid-19 fez sua primeira vítima no nosso Estado apenas no dia 06 de abril, esse índice aumentaria para mais de 4 vezes as quantidade de mortes violentas. Então por que a doença assusta menos, se ela mata mais?
Enquanto os locais mais violentos do Estado são evitados pela maioria das pessoas e esquecidos pelas autoridades, as festas, bares, igrejas, bancos, shopinngs e o comercio no geral seguem abertos e abarrotados de gente, inclusive com aval das autoridades. O aumento da contaminação é certa e se olharmos com um pouco mais de atenção veremos que esse tipo de aglomeração é incentivada, não só por aqueles que trabalham e precisam se expor para manter seus empregos e seus pequenos ganhos (autônomos, pequenos empresários, etc.), mas principalmente pelos grandes empresários, que comandam as autoridades públicas, e seguem a lógica bolsonarista e neoliberal do lucro acima de tudo.
Mas então por que o Coronavírus mata mais e assusta menos? Poderíamos aqui eleger o grande culpado e individualizar o "judas", afinal de contas foi Bolsonaro que negou a importância de combater o vírus e é o mesmo que boicota qualquer tentativa de isolamento e imunização comprovada cientificamente. Quero fazer algumas perguntas, para tentar elucidar a questão que intitula esse texto, quem ganha dinheiro com o "combate" a violência normalmente chamado de "Guerra ao crime"? Quem fabrica a arma? quem lucra com toda essa violência? O fato é que segurança pública ou privada é um pote infinito de ouro e quanto mais medo o individuo tem de ser vitima da violência, mais ele gasta com proteção. Agora perguntemos também: se o isolamento social tivesse sido cumprido a risca e o surto fosse controlado, quem lucraria? O que é mais barato, a mascara ou a vacina? Com o aumento das contaminações e mortes por covid-19 a necessidade da vacina torna-se quase que obrigatória e paga-se o preço que for (aqueles que podem pagar). Aos despossuídos resta a doença e a morte, tanto no caso da violência como no caso do Coronavírus.
É tudo uma questão de lucro, o capitalismo precisa acabar!



Comentários
Postar um comentário